Para a finalidade de reconhecimento da nacionalidade italiana é recomendável apresentar os documentos brasileiros em formato INTEIRO TEOR. Saiba aqui o que é certidão em inteiro teor.
Os registros civis brasileiros, sejam eles de nascimento, casamento ou óbito são feitos e armazenados pelos Cartórios no Livro de Assentos e cada ato é registrado com muitos dados.
Quando solicitamos que o Cartório nos forneça as informações contidas em um determinado registro, o faz por meio de uma certidão, que pode ser de inteiro teor ou de breve relato.
A certidão de breve relato, como o nome já diz, contem as informações essenciais daquele registro, de maneira simplificada e resumida.
Já a de inteiro teor, por sua vez, é uma cópia completa de todos os dados contidos naquele registro, com a descrição detalhada de todos os eventos que o afetaram de algum modo, como por exemplo, retificações de dados, reconhecimento de filiação, emancipação, naturalização, casamento, divórcio, etc.
As certidões de inteiro teor podem ainda serem fornecidas em dois formatos diversos: digitalizada – os dados constantes são reescritos no computador – ou fotocópia – uma cópia fiel da página em que constam as informações.
Sem dúvida, a via digitalizada é mais interessante pois nos poupa o tempo de decifrar a caligrafia de registros antigos, porém, o funcionário do cartório que faz esse trabalho de transcrição pode também errar dados importantes como letras de sobrenome ou cidade de nascimento do seu dante causa. Se você está numa fase de investigação, procurando a cidade de origem do seu antepassado italiano, muitas vezes vale a pena conferir também a fotocópia para tentar absorver algum detalhe que eventualmente passe batido pelos olhos do funcionário do cartório. Para enviar as certidões para tradução, sem dúvida alguma o formato digitalizado é mais conveniente.
Como emitir
Normalmente, os cartórios brasileiros conseguem prestar esse serviço de maneira remota, isto é, não é preciso que você se desloque até o cartório para fazer o pedido.
Muitos dispõem de um módulo para preenchimento que pode ser enviado por email e o pagamento das taxas, que são variáveis, feito por meio de boleto ou transferência bancária.
Em casos em que o pedido não é feito por um descendente do registrato, pode ser necessária uma procuração simples.
Existem também serviços que reúnem todos os cartórios brasileiros mas as taxas costumam ser mais altas.
Ficou com alguma dúvida? Nos envie um email e aproveite o terceiro melhor passaporte do mundo!
Aprovete também para acessar nossos conteúdos sobre cidadania italiana no Instagram!
Arrivederci!
Claudia Scarpim
Claudia Scarpim é fundadora no Nacionalitalia e tem como principal missão proporcionar aos clientes, serviços de excelência em cidadania italiana, mantendo foco permanente na agilidade, confiabilidade e precisão na prestação de serviços, sendo referência em assuntos relacionados à cidadania italiana.