Pesquisa Genealógica e Emissão de Documentos
O primeiro passo para começar a jornada do reconhecimento da cidadania italiana é justamente estabelecer o vínculo entre você e o seu antepassado italiano, aquele que irá lhe transmitir o direito à nacionalidade italiana. Esse antepassado é chamado dante causa.
É preciso construir a sua árvore genealógica e, geração pós geração, demonstrar que você está unido a este dante causa por laços de filiação.
Saiba maisReconhecimento
da cidadania
italiana judicial
(contra as filas consulares)
O conjunto de leis e normas que regulam o reconhecimento da nacionalidade italiana dita que o procedimento (prática) do reconhecimento deve ser feito no órgão representante do local de residência do requerente, ou seja, se você mora no Interior do Estado de São Paulo, o Consulado da Itália em São Paulo é o órgão competente para receber e processar o seu pedido de reconhecimento.
No Brasil, temos seis representações consulares, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Saiba maisReconhecimento da Cidadania
italiana judicial por via materna
Dia 01 de janeiro de 1948 foi promulgada a Constituição da República Italiana. Até esta data as mulheres não tinham direitos civis, dentre eles a possibilidade de transmitirem sua própria nacionalidade aos filhos. Caso uma mulher italiana se casasse com um homem estrangeiro, ela perdia a nacionalidade italiana havida por descendência.
Saiba maisEstudo de viabilidade
Antes de se comprometer com um contrato de reconhecimento da cidadania italiana é prudente começarmos com o estudo de viabilidade, buscando nos documentos brasileiros indícios que possam servir de base para pesquisa na Itália, compreendendo a genealogia e levantando dados para avançarmos de forma segura e sem riscos.
Saiba maisRetificações
Sabemos que para o reconhecimento da cidadania italiana é necessário comprovar documentalmente o vínculo entre você e seu antepassado italiano. Isso significa que você deverá apresentar as certidões de nascimento, casamento e óbito* desde o seu antepassado italiano até você, passando por todos os seus ascendentes em linha reta. O que talvez você não saiba é que ao longo dos anos muitos dados podem ter se alterado, em especial aqueles mais antigos. Nomes, sobrenomes, datas podem estar divergentes entre os diversos documentos.
Saiba maisContato
Qual o seu momento atual no reconhecimento da cidadania italiana?