Imagino que você já deve ter comemorado mas precisamos falar que após o reconhecimento da cidadania italiana ainda existe um percurso importante e que merece a sua atenção.
É preciso entender que após o reconhecimento você é um cidadão italiano em todos os efeitos, exatamente como aqueles que nasceram na Itália.
Surgirão obrigações de ordem prática bastante simples mas queremos levar essa conversa para um nível mais elevado.
Evidentemente, as obrigações legais existem, a principal delas é a Inscrição AIRE, que é o registro dos italianos que vivem no exterior. A Itália quer saber onde você vive portanto inscrever-se no sistema e manter o seu endereço atualizado é a primeira delas. As alterações de estado civil também devem ser informadas, casamentos, divórcios, nascimento de filhos devem ser comunicados ao consulado da sua região seguindo os procedimentos previstos para tal, inclusive a Nacionalitalia presta esse serviço de inscrição e atualizações de AIRE.
Não existe nenhuma obrigação fiscal a não ser que você se transfira para a Itália ou qualquer outro país Europeu. A maioria dos países atribui a obrigação fiscal à residência, isto é, se você é residente no Brasil, deve pagar seus impostos no Brasil. (a exceção mais famosa são os Estados Unidos cuja obrigação fiscal é ligada à nacionalidade americana e não à residência).
O serviço militar na Itália não é obrigatório então não é necessário fazer o alistamento militar, como acontece no Brasil. Da mesma forma, o voto também não é obrigatório
Poré, após o reconhecimento da cidadania italiana, você entra em um novo capítulo da sua vida, repleto de oportunidades e responsabilidades. Além das questões práticas surge também o momento de conexão com a cultura italiana e o orgulho de ser italiano. Inclusive esse orgulho é o slogan de Nacionalitalia #orgogliodiessereitaliano
Se você se sente orgulhoso dessa história, se você sente esse pertencimento, como a maioria dos nossos clientes, recomensamos fortemente que você reflita sobre pertencer a um novo país, que sempre esteve ali mas que agora está documentado, você é cidadão italiano. Para ajudar você nessa reflexão, selecionamos alguns pontos:
Cultura Italiana e Identidade
Como cidadão italiano, você faz parte de uma rica e vibrante cultura com uma história milenar. Aproveite essa oportunidade para mergulhar ainda mais na cultura italiana, explorando sua culinária, arte, música, literatura e tradições. Conectar-se com suas raízes italianas pode enriquecer sua identidade e proporcionar um senso de pertencimento ainda mais profundo.
Aprendizado da Língua Italiana
Nada conecta mais um cidadão italiano à sua pátria do que o domínio da língua italiana. Investir no aprendizado da língua não apenas facilitará sua integração com a comunidade italiana, mas também abrirá portas para oportunidades de trabalho, estudo e viagem na Itália.
Participação Cívica e Política
Como cidadão italiano, você tem o direito e o dever de participar ativamente na vida política do país. Isso inclui o direito de votar em eleições italianas e de influenciar positivamente as decisões que afetam a nação. Aproveite esse poder para defender os valores e interesses que considera importantes, contribuindo para o desenvolvimento e o progresso da Itália.
Promoção da Herança Italiana
Como embaixador da cultura italiana, você tem a oportunidade de promover e preservar a herança italiana em sua comunidade local e além. Compartilhe sua paixão pela Itália, suas tradições e sua história com amigos, familiares e colegas, ajudando a manter viva a rica herança cultural italiana para as futuras gerações.
Orgulho e Responsabilidade
Ser reconhecido como cidadão italiano é motivo de orgulho, mas também traz consigo uma responsabilidade significativa. Como representante da Itália, seja um exemplo de integridade, respeito e cidadania ativa em todas as suas interações e decisões.
O reconhecimento da cidadania italiana não é apenas uma questão legal, mas também uma oportunidade para se conectar com suas raízes, contribuir para a sociedade italiana e celebrar a rica herança cultural italiana. A Nacionalitalia está aqui para apoiá-lo nessa jornada e ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua cidadania italiana.
Claudia Scarpim
Claudia Scarpim é fundadora no Nacionalitalia e tem como principal missão proporcionar aos clientes, serviços de excelência em cidadania italiana, mantendo foco permanente na agilidade, confiabilidade e precisão na prestação de serviços, sendo referência em assuntos relacionados à cidadania italiana.