Os Golden Visa vão acabar. Como isso afeta a cidadania italiana? Desde 2019 a Comissão Europeia vem estudando em profundidade os programas de concessão de nacionalidade e vistos de permanência para investidores, os chamados Golden Passports ou Golden Visas.
O QUE SÃO OS GOLDEN VISA?
Tratam-se de programas que visam atrair investimento concedendo aos investidores CIDADANIA ou DIREITOS DE RESIDÊNCIA.
Junto com a disponibilização de tais medidas vieram também problemas sérios e relevantes como esquemas de fraude, lavagem de dinheiro, evasão fiscal e corrupção.
Dia 09 de março de 2022, os legisladores da União Europeia votaram para limitar tais programas estabelecendo uma regulamentação comum para o Bloco que inclui verificações mais profundas dos antecedentes dos investidores bem como a checagem da origem do dinheiro.
A deputada do Parlamento Europeu, Sophie In’t Veld declarou que “Toda a situação com a guerra na Ucrânia colocou em evidência o problema de pessoas comprando passaportes, comprando residência, comprando acesso à UE.”
O Parlamento espera que a Comissão apresente uma proposta legislativa que elimine gradualmente os Golden Passaports até 2025, regulamentando-os para garantir que os investimentos fluam para a economia real. Os legisladores também estão pedindo verificações rigorosas de antecedentes, inclusive de familiares. Além disso, o parlamento pediu à Comissão da União Europeia que proíba os cidadãos russos sujeitos a sanções de todas as possibilidades de obtenção de vistos ou cidadania europeia.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA ITALIANO?
A Itália implementou em 2016 seu programa de concessão de vistos de longa permanência para investidores. Inseriu novas alterações em 2020 que preveem investimentos que chegam a €2.000.000,00 em empresas, títulos públicos e projetos de projetos de interesse público.
O EXEMPLO DE PORTUGAL
Recentemente, Portugal, que tem programa de investimento desde 2012, divulgou que a China representou mais de 50% das cidadanias concedidas com cerca de 7.000 Golden Visas. O programa ali já angariou mais de 6 bilhões de Euros.
Naquele país. o investimento de origem turca chegou a 200 milhões de euros e russo a cerca de 199 milhões de euros. A África do Sul integra o grupo das cinco principais nacionalidades que investiram em Portugal através deste Programa de Residências por Investimento, com cerca de 195 milhões de euros investidos.
Tudo isso nos faz refletir que tem gente pagando MUITO CARO por uma cidadania europeia!
O valor da cidadania italiana, da cidadania europeia em geral é inestimável então, você que tem direito ao reconhecimento por via sanguínea, e que não precisa se sujeitar a nenhum tipo de condição, faça valer o seu direito.
É um bem valioso que você recebeu de herança e que certamente será um ativo para você e suas futuras gerações.
Entre em contato inicie esse projeto conosco. Siga nosso Instagram e acompanha nossas redes sociais!
Claudia Scarpim
Claudia Scarpim é fundadora no Nacionalitalia e tem como principal missão proporcionar aos clientes, serviços de excelência em cidadania italiana, mantendo foco permanente na agilidade, confiabilidade e precisão na prestação de serviços, sendo referência em assuntos relacionados à cidadania italiana.