Para realizar a prática de reconhecimento da cidadania italiana é preciso construir documentalmente a relação entre você e o seu dante causa, que é o seu antepassado italiano que lhe confere o direito de nacionalidade. Por isso vamos explicar para você a importância do documento italiano para o reconhecimento da cidadania italiana!
Assim, é preciso localizar a certidão de nascimento deste antepassado na Itália, a fim de comprovar que ele ou ela realmente nasceu em solo italiano e portanto, pode transmitir a nacionalidade a você.
A partir daí você terá que reunir as certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os seus ascendentes até chegar a você.
O documento italiano é o ponto de partida, a partir da localização e emissão deste documento é que você terá a certeza que poderá iniciar à pratica de reconhecimento e sua pesquisa e busca é um grande resgate do passado.
Conhecer a história, entender onde esse seu antepassado nasceu, viveu, quais eram as circunstâncias que o levaram a deixar a Itália e partir para o Brasil é uma descoberta incrível.
Essa pesquisa, porém, nem sempre é algo simples. A grande imigração italiana ao Brasil se deu entre os anos de 1880 a 1920 ou seja, há mais de 100 anos! Os registros de nascimento, muitas vezes são anteriores ao início dos registros civis na Itália, e a pesquisa muitas vezes é feita nas paróquias nas quais eram realizados os batismos. Esses arquivos não são digitalizados, salvo raríssimas exceções, e as pesquisas devem ser feitas com muita atenção e nem sempre nas condições mais adequadas.
Na Itália não existem cartórios como no Brasil, a competência para emissão e salvaguarda dos documentos é do próprio comune, equivalente às prefeituras do Brasil e, da mesma forma que os documentos religiosos, também não estão digitalizados
É preciso contar com a boa vontade de oficiais e párocos que recebem centenas de pedidos por carta, por e-mail pedindo pesquisas nesses livros. Com pouca estrutura administrativa e sem padrão de atendimento, fazer essa pesquisa a distância pode ser algo muito frustrante.
Esses dias fomos realizar mais uma pesquisa em documentos religiosos na região do Veneto e saímos de lá de coração partido dadas as condições dos livros de registros e dói pensar que daqui um tempo, com a péssima manutenção, muitas pessoas, descendentes desses antepassados, não poderão resgatar tais documentos, pois o tempo é impiedoso. Durante a Segunda Guerra Mundial muitas regiões da Itália foram bombardeadas e houve muita destruição de arquivos. Vejam as fotos dessa última pesquisa que fizemos. Neste mesmo livro muitos registros estão apagados, ilegíveis, faltando pedaços. Infelizmente esse caso não é exceção. São muitas localidades italianas que tem os registros em péssimo estado de conservação.
Nosso trabalho é justamente esse! Realizar a pesquisa genealógica e anagráfica do seu antepassado italiano. Localizar e emitir o documento italiano: a certidão, seja ela religiosa ou civil e encaminhar até você, onde quer que você esteja. Temos experiência e qualificação para prestar esse serviço a você, dentro dos mais elevados padrões éticos, de respeito à legislação e as normas, italianas e brasileiras.
Resgate a sua história e garanta o seu direito ao reconhecimento da nacionalidade italiana. É um ativo para a vida inteira e que será garantido por você para suas futuras gerações. Nos conte a sua história, para nós será uma alegria podermos contribuir para a realização do sonho do reconhecimento da nacionalidade italiana.
Arrivederci!
Claudia Scarpim
Claudia Scarpim é fundadora no Nacionalitalia e tem como principal missão proporcionar aos clientes, serviços de excelência em cidadania italiana, mantendo foco permanente na agilidade, confiabilidade e precisão na prestação de serviços, sendo referência em assuntos relacionados à cidadania italiana.