O desejo pela mudança de vida, morar fora do país, ter mais segurança, realizar um intercâmbio, garantir uma educação melhor para os filhos…Há diversos motivos escondidos por trás do interesse em saber como conseguir cidadania italiana.
Mas, independentemente da razão, saiba que a jornada para conquistar o passaporte italiano passa por algumas etapas que envolvem desde a reconexão com suas raízes até a coleta de documentos, investimento financeiro e acompanhamento assíduo do processo.
Por isso, que tal descobrirmos juntos o processo para conseguir a cidadania italiana? Continue a leitura!
Quem tem direito a tirar a cidadania italiana?
O reconhecimento da cidadania italiana é um direito de qualquer brasileiro com algum ascendente cuja origem seja italiana.
Esse ascendente pode ser pai, avô, bisavô, trisavô e entre outros antepassados, desde que tenha como comprovar algum vínculo sanguíneo.
Esse direito é regido pelo princípio Jus Sanguinis (direito de sangue), o qual determina que filhos de italianos são cidadãos italianos desde o nascimento, ainda que não possuam o sobrenome italiano ou tenham nascido na Itália.
Sendo assim, se você tem alguma ascendência da Itália, pode solicitar a cidadania italiana.
Além disso, o sonho de conseguir o passaporte italiano também é possível se você encontrou um amor em solo italiano e casou com um nativo. Nesse caso, após 03 anos de duração, quando o casal ainda não possui filhos, e 1,5 anos para aqueles que já têm filhos na Itália ou atendendo aos requisitos de naturalização (como passar mais de 10 anos no país).
Confira a relação de documentos para tirar cidadania italiana por via judicial
Para saber como tirar a cidadania italiana pela via judicial, você precisará reunir alguns documentos básicos pessoais e dos seus ascendentes, como certidão de nascimento e certidão de estado civil.
Aqui está a lista completa!
- Certidão de Nascimento do ascendente italiano
- Certidão de Casamento do ascendente italiano
- Certidão Negativa de Naturalização do ascendente italiano
- Certidão de Nascimento e casamento de todos os descendentes diretos (filhos, netos, bisnetos) em linha reta até o requerente
- Procuração
- Árvore Genealógica
Vale ressaltar que todos esses documentos precisam ser originais e devidamente autenticados. Cópias antigas, por exemplo, não são aceitas.
Outro requisito em relação à documentação é que os papéis precisam estar apostilados (autenticação internacional), retificados e traduzidos por um tradutor juramentado.
Além desses documentos, pode também ser requerido o comprovante da data de imigração do antepassado italiano. Como a proclamação do Reino da Itália ocorreu apenas em 1861, para ter direito ao reconhecimento da cidadania italiana é necessário que o seu antepassado italiano tenha vivido no território em 17/03/1861.
Custo médio para conseguir cidadania italiana
Uma série de fatores como a sua composição genealógica, o número de familiares interessados, podem influenciar na composição dos custos para o reconhecimento da cidadania italiana.
Além disso, existe a possibilidade desses custos serem repartidos entre até 10 familiares da mesma linha ascendente, o que torna o processo mais prático, acessível e com maior possibilidade de contemplar outras pessoas do seu núcleo familiar.
É preciso levar em consideração também que ao contratar uma assessoria para o processo de reconhecimento judicial da cidadania italiana, você estará poupando outros custos financeiros e até mesmo de tempo. Isso porque não precisará realizar gastos de deslocamento para a Itália, por exemplo. Muito menos comprometer a sua rotina para resolver questões burocráticas, já que a assessoria se responsabiliza por todos os trâmites.
No final das contas, quando somamos todas as vantagens oferecidas na conclusão do processo, percebemos que é um valor investido para a vida, trazendo um retorno por diversas gerações!
Cidadania italiana por via judicial: a forma mais segura de conseguir a sua dupla cidadania
Existem meios diferentes para conseguir a cidadania italiana. No entanto, a via judicial, é a mais segura, e nós vamos te mostrar os motivos!
Diferenciais da cidadania italiana pela via judicial
Para quem não quer morar na Itália no momento e nem quer ficar na longa fila brasileira, a melhor alternativa é a via judicial.
Nesse meio, você vai realizar todos os processos de preparação dos documentos (pesquisa da árvore genealógica, reunião dos documentos), mas vai contratar um advogado na Itália para representar você diretamente perante um dos Tribunais italianos.
Assim, o processo costuma durar até 2 anos.
É possível aproveitar documentos nos consulados de familiares que já possuem a cidadania?
Não é possível aproveitar os documentos de outros familiares. Mas, uma vez tendo parentes que já vivenciaram o processo de reconhecimento da cidadania italiana, a experiência deles pode ser de muita valia para que você inicie a sua jornada.
Nesse caso, eles já estarão habituados com a localização de documentos e todos os trâmites envolvidos. Sem dúvidas, ter alguém próximo que compartilhe dessa vivência, vai te dar ainda mais coragem para tornar esse sonho realidade também.
Investir em uma representação legal te dá mais segurança
Conquistar a cidadania italiana é realmente um sonho por abrir as portas para dezenas de possibilidades pessoais e profissionais, mas até chegar lá existe um caminho a ser trilhado.
É a presença de um advogado, como seu representante legal, na Itália, que vai tornar o processo por via judicial possível. Escolhendo o profissional competente e ético, você recebe todas as orientações do que precisa fazer, fornece as informações e ele cuidará de todo o resto. Você não precisará se preocupar com nada do processo!
Caso esteja procurando por uma empresa parceira para essa conquista, conte com a Nacionalitália! Nossos orçamentos são personalizados conforme a complexidade e as informações específicas da sua família. Já ajudamos mais de 6.000 descendentes de italianos a conseguirem a sua cidadania, vamos juntos?.
Entre em contato conosco e saiba mais!
Gostou desse conteúdo? Veja mais em nosso blog:
- Cidadania italiana para filhos adotivos: como funciona e quais os requisitos
- Há uma mulher na minha linha ascendente. E agora?
- Cidadania Italiana por casamento|Naturalização
Claudia Scarpim
Claudia Scarpim é fundadora no Nacionalitalia e tem como principal missão proporcionar aos clientes, serviços de excelência em cidadania italiana, mantendo foco permanente na agilidade, confiabilidade e precisão na prestação de serviços, sendo referência em assuntos relacionados à cidadania italiana.